MACA PERUANA: O QUE é, PARA QUE PROVIDE E COMO TOMAR

Maca peruana: o que é, para que provide e como tomar

Maca peruana: o que é, para que provide e como tomar

Blog Article

Manuel Reis
Enfermeiro
Baseado em evidência científica

A Maca peruana, ou apenas Maca, é um tubérculo da família do nabo, do repolho e do agrião que possui importantes propriedades medicinais, sendo utilizado tradicionalmente para aumentar a vitalidade e a libido, sendo por isso conhecido como um energizante all-natural.

O nome científico desta planta medicinal é Lepidium meyenii e pode ser conhecida em outros locais como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. A Maca é ainda considerada um superalimentos por ser rico em fibras e gorduras essenciais, nutrindo o corpo e contribuindo para o aumento da energia e do vigor fileísico.

A Maca é relativamente fácil de encontrar, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas ou pó, que pode ser misturado em vitaminas ou sucos de fruta, por exemplo. O seu preço pode variar de acordo com a forma de apresentação, mas geralmente encontra-se na média dos twenty a thirty reais.
Maca peruana: o que é, para que provide e como tomar
Benefícios para a saúde

A Maca peruana tradicionalmente pode ser usada para diversos fins, no entanto, os benefícios com efeito científico comprovado são:
1. Aumentar o desejo sexual

A Maca apresenta propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual. Veja outras estratégias para aumentar o desejo sexual.
2. Diminuir o cansaço e a fadiga

O óleo essencial da Maca fornece excelentes quantidades de ácidos graxos, sendo, por isso, ótimo para aumentar a energia e o rendimento, tanto fileísica como psychological.
three. Melhora a concentração e o raciocínio

Os ácidos graxos presentes no óleo essencial de Maca, contribuem para aumentar o rendimento psychological, melhorando o raciocínio e a concentração.
four. Contribui para a redução da ansiedade

A Maca ajuda a otimizar a produção hormonal e aumenta a vitalidade, por isso, é uma ótima opção para ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão.

Além disso, existem ainda alguns estudos que mostram que a Maca pode também ser usada para diminuir sentimentos de depressão, otimizar a produção hormonal, aumentar a frequência das ereções e diminuir os sintomas da menopausa.

A Maca pode ainda ser usada como suplemento durante processos de emagrecimento pois, apesar de não aumentar o metabolismo nem a queima de gorduras, favorece os níveis de energia, deixando a pessoa com maior disposição para realizar exercício fileísico e seguir a dieta indicada pelo nutricionista. Confira alguns suplementos para emagrecer e ganhar massa muscular.
Como tomar

A dose recomendada por dia de Maca é de aproximadamente 3000 mg, dividida em 3 vezes, tomadas durante as refeições até a um máximo de four meses.

No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou o problema a tratar. Dessa forma, o melhor sempre é consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar cápsulas de Maca.

A Maca também pode ser consumida como um alimento, na forma de raiz ou pó, devendo ser adicionada na preparação de pratos ou bebidas, por exemplo, na proporção de two a 3 colheres de chá.
Vitamina energizante com Maca e manga
Maca peruana: o que é, para que serve e como tomar

Uma vitamina preparada usando a raiz de Maca peruana e manga é um ótimo suplemento alimentar, que ajuda a diminui o cansaço, fadiga e fraqueza, assim como melhora a capacidade de concentração e raciocínio.

Ingredientes

2 colheres de chá de raiz seca de Maca Peruana;
2 mangas cortadas em pedaços;
2 colheres de chá de sementes de linhaça;
two colheres de chá de óleo de coco;
Suco de one limão;
four folhas frescas de hortelã.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes e um pouco água mineral no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Caso seja necessário, adicionar água para diluir um pouco. Esta vitamina rende two copos.
Possíveis efeitos colaterais

Este alimento normalmente é bem tolerado e, por isso, não estão descritos efeitos secundários. No entanto, algumas pessoas podem quantas colheres de maca peruana devo tomar por dia apresentar alergia à maca, sendo, por isso, importante experimentar uma pequena dose antes, sob a orientação de como tomar maca peruana um médico ou nutricionista.
Quem não deve tomar

Na maioria das pessoas, a Maca peruana é bem tolerada, sendo amplamente consumida nas regiões da América do Sul, mas por questões de segurança não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação.

Além disso, e embora não exista consenso do efeito da Maca sobre os hormônios, também se deve evitar o consumo de Maca sem orientação em crianças ou no caso de pessoas com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios como câncer da mama ou útero.

Report this page